Decorreu nos dias 12 e 13 de Julho, no recinto polidesportivo de Vila Real de Santo António, o Torneio de Futsal – Escolhas Vivas 2008.
Este torneio, organizado pelo projecto Escolhas Vivas de Vila Real de Santo António, em conjunto com a RACE (Rede Algarvia de Coordenadores Escolhas), tinha como objectivo proporcionar momentos de diversão e de convívio entre todos os participantes e amantes desta modalidade.
Além da equipa do projecto da “casa”, o Escolhas Vivas, participaram no torneio as equipas dos projectos de Beja – Escolhas Pró-Bairro, de Quarteira – Boa Onda, com duas equipas, de Silves – Bairrismundo, e de Vila Nova de Gaia (Olival) – Mais Jovem.
Apesar do torneio apenas ter decorrido durante os dias de sábado e domingo, o convívio entre as equipas participantes começou logo na quinta-feira, dia 10, com a presença dos projectos de Beja e de Vila Nova de Gaia, que aproveitaram a vinda ao Algarve para desfrutarem da praia e do calor que se faz sentir normalmente nesta altura do ano.
Com as equipas a disputarem uma fase de grupos no dia 12 de manhã, no grupo A ficaram sorteadas as equipas: Escolhas Vivas, África Stars – Boa Onda (Quarteira) e Os Pezinhos – Escolhas Pró-Bairro, apuraram-se as equipas do projecto Boa Onda e do Escolhas Vivas em 1º e 2º lugar respectivamente, ficando a equipa Os Pezinhos apurada para o jogo de disputa do 5º e 6º lugar. No grupo B, disputaram o apuramento à fase seguinte as equipas do projecto Bairrismundo – Silves, Mais Jovem – V. N. de Gaia e a equipa AB Nainas – Boa Onda (Quarteira) ficando esta última na 1ª posição seguida pela equipa Mais Jovem em igualdade pontual mas com uma diferença de apenas 1 golo, mostrando assim a qualidade das equipas deste grupo. A equipa do projecto Bairrismundo, ficou apurada para o jogo de disputa do 5º e 6º lugar.
Na parte da tarde do dia 12, disputaram-se as meias-finais entre as equipas Escolhas Vivas e AB Nainas, com grande competitividade entre ambas, a decisão de apuramento do finalista apenas se decidiu por “penaltys”, com a equipa Escolhas Vivas a levar a melhor após a 1ª série. Já na outra meia-final, disputada entre as equipas Mais Jovem e África Stars, apurando-se esta última para a final do dia 13, também por “penaltys”, mas apenas após 3 séries, mostrando aqui a igualdade na qualidade das equipas. As equipas vencidas de cada meia-final ficaram apuradas para o jogo de apuramento do 3º e 4º lugares, a realizar no dia 13.
No domingo, 13, dia de todas as decisões, disputaram-se os jogos de apuramento do 5º e 6º lugar entre as equipas Bairrismundo e Os Pezinhos com esta última a realizar uma exibição consistente e assim obtendo o 5º lugar na classificação final ficando o 6º lugar para a equipa do projecto de Silves.
Para apuramento do 3º e 4º lugares, num jogo renhido e com muita atitude por parte das duas equipas, AB Nainas e Mais Jovem, o 3º lugar foi atribuído após uma série de “penaltys”, tendo a equipa AB Nainas do projecto Boa Onda (Quarteira) levado a melhor à sua adversária, que colocou dois dos seus jogadores no topo da lista de melhores marcadores com 13 e 14 golos.
A final, muito aguardada, entre as equipas Escolhas Vivas e África Stars, muito disputada até ao último minuto, tendo a equipa do projecto Boa Onda de Quarteira levado a Taça de 1º classificado.
De salientar que todas as equipas mostraram grande qualidade futebolística e desportivismo, destacando-se a equipa Os Pezinhos do projecto Escolhas Pró-Bairro de Beja, como equipa com melhor “Fair-Play”, no conjunto do número de faltas e de advertências atribuídas.
Para que nada faltasse à realização deste torneio, nomeadamente ao nível das refeições, a organização contou com o apoio do Supermercado INTERMARCHÉ que contribuiu com géneros para os pequenos-almoços e lanches das equipas e ainda da CONDIANA (empresa de construção e imobiliária), patrocinadora oficial da equipa do projecto Escolhas Vivas, que ofereceu os almoços e jantares num restaurante próximo do pavilhão do projecto. Houve ainda a colaboração por parte da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, que facultou a estadia no parque de campismo de Monte Gordo e disponibilizou o transporte desde Monte Gordo para o recinto do torneio. Foi necessário ainda o apoio de alguns voluntários do projecto, crianças e jovens que participam regularmente nas actividades do projecto, sempre presentes e prontos a ajudar no que era necessário.
No final do torneio houve ainda tempo para a confraternização entre equipas vencedoras e vencidas, que contou com uma demonstração espontânea de cultura hip-hop, que demonstra bem o espírito presente durante todo o torneio.
Alexandre Barata
Monitor CID@NET – Escolhas Vivas