O 'Navio escolhas' trouxe à madeira 111 jovens de bairros sociais de todo o país
A aventura de uma semana na Madeira de 111 jovens provenientes de bairros sociais de todo o país com idades entre os 13 e os 16 anos está quase a terminar. A viagem foi promovida no âmbito do Programa Escolhas que tem 130 centros no país e que abrange mais de 90 mil crianças.
Depois de uma terça-feira na Praia Formosa, com direito a construção de jangadas, depois de um jantar de 'gala', ontem o dia foi passado a recuperar de certa maneira algum espaço de um bairro.
Ainda antes da hora de almoço, no Bairro da Ribeira Grande, em Santo António, a azáfama era grande. Enquanto o campo de jogos era devidamente limpo, um dos pátios que se encontrava quase abandonado ganhava outra vida. Algumas dezenas de jovens passaram o dia a pintar, a limpar, a desenhar murais e a fazer renascer um local baldio. João, de 13 anos, acedeu a pousar o pincel apenas por um instante. Envergonhado, não conseguiu conter um sorriso quando lhe perguntamos como estava a ser a experiência na Madeira. "Estou a adorar", confessou. "Estou muito contente por ajudar outras pessoas", disse. Da experiência vai levar mais de uma centena de amigos de todos os pontos do país. O mesmo acontece com Jessica, também de 13 anos, que frequenta há quatro anos o programa 'Escolhas' em Vila Real de Santo António.
Diz que o programa é bom, principalmente para que as crianças e jovens não fiquem desamparados quando os pais trabalham. Fala das actividades que pratica e sonha já em regressar à Madeira, mas desta vez com a família.
A alegria é contagiante e nem os monitores ou os membros do 'staff' como Filipe conseguem ficar imunes. Ali são todos os iguais e com as mesmas oportunidades de vida. Pedro Calado, director do projecto, disse que o objectivo da viagem estava a ser conseguido: "os jovens estão a perceber que conseguem fazer coisas incríveis. São eles que conseguem mudar as coisas...". Além disso, são estas iniciativas que mostram à sociedade em geral como, dos bairros sociais que são muitas vezes estigmatizados, saem jovens de sucesso, diz o responsável.
Durante o dia de ontem, outras duas equipas do 'Navio Escolhas' estiveram nos outros dois bairros da Madeira onde o Programa está presente: na Nazaré (São Martinho) e na Nogueira (Camacha). Hoje o dia será passado em pleno Parque Natural da Madeira. O regresso a casa começa sábado, a bordo do 'Armas'. Na mala levam uma "experiência de vida" e a vontade de continuar o caminho das boas escolhas.
Diário de Notícias
Sexta, 16 de julho de 2010
Fotografia de Tereza Gonçalves
(confira a notícia aqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário